quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A morte do futebol brasileiro?

    Em hulho, a revista inglesa FourFourTwo publicou uma reportagem intitulada de Death of Brazil sugerindo que o futebol brasileiro teria "morrido". Na época, ao ler a reportagem, tomei um susto. A coisa me pareceu absurda. E esse era o sentimento do estrangeiro sobre o antes tão bem falado futebol brasileiro. Mas agora, tenho que dizer que mudei minha opinião, e, apesar de talvez um pouco dura demais, a reportagem da FourFourTwo tem razão.
    Vamos aos tópicos citados pela reportagem como "causas" dessa morte.
    O primeiro tópico abordado na reportagem se refere aos zagueiros. Intitulado de "When did the defenders get so good?" (quando os defensores se tornaram tão bons?) o trecho fala sobre os jogadores ofensivos, que antes surgiam em quantidade absurda e logo eram vendidos para times europeus, mas que hoje, pouco figuram na Champion League. Hoje, os principais jogadores brasileiros atuando no Velho Continente são defensores, como Thiago Silva (Milan- ITA) e Daniel Alves (Barcelona- ESP). E mesmo os atacantes considerados craques por aqui, como Neymar, se provaram incapazes de competir com os verdadeiros craques que atuam na Europa.
    Em sua segunda parte, a reportagem fala sobre o retorno de nossos antigos craques para casa. É verdade que a qualidade do Brasileirão vem aumentando ano após ano, graças ao retorno de velhos craques ao país de origem, mas também está ficando cada vez mais claro que nossas estrelas não retornam ao futebol brasileiro apenas buscando dinheiro. É cada vez mais comum, estrelas brasileiras não aguentarem a concorrência em times estrangeiros, e ao se depararem com a reserve, surge a vontade de retornar. É, o Brasil está perdendo espaço...
    Também temos uma crítica à pífia preparação que estamos tendo para a Copa. E a terceira parte da reportagem, cujo nome é "Can they get together for 2014?" (Eles podem se unir para 2014?), fala apenas sobre isso.
    E críticas ao nosso "querido" técnico Dunga, não podiam faltar. Na quinta parte, a reportagem fala sobre o "futebol de resultado" adotado pelo ex-treinador da Seleção Canarinho. E impõe uma questão: se Mano adotar esse mesmo esquema, as coisas darão certo? Porque estamos acostumados a ver nossa seleção ganhar, mas ganhar dando show, jogando como Brasil. E isso não acontece há muito, mas muito tempo. Será que Mano dará um jeito nisso?
    No fim, a revista britânica ainda elege o seu time ideal para 2014. Jogadores como Neymar, Dedé, Lucas, e até Jean Chera são citados.
    A reportagem pode ser um pouco dura demais, mas a verdade é que há muita verdade nela. No domingo, vimos que o melhor time, não só do Brasil, mas das Américas, já não é páreo para os europeus. Tá certo que o outro time era o Barcelona, mas e se fosse outro? O resultado seria muito diferente com o futebol apresentado pelo Santos? De craques, hoje, só temos Neymar e Ganso. E eles atuam no Brasil, o que é bom por um lado, mas ruim por outro. Podemos vê-los de pertinho, dando show no nosso país. Porém, a verdadeira prova é o futebol europeu, onde todos os craques jogam. E jogando lá, teriam eles o mesmo sucesso?

    Hoje, já não assistímos mais a shows. Nosso futebol tem poucos gols, está repleto de 1 a 0... Onde está o futebol bonito? O futebol pentacampeão? Precisamos descobrir até 2014. E um bom começo seria tirando um tal de Ricardo Teixeira do futebol canarinho.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Futebol Brasileiro - Hora de Pensar Grande!


       O futebol brasileiro está em um processo de transição. É a capitalização dos clubes e uma tentativa de elevação de patamar, por parte dos dirigentes de clubes.
       Ontem, tivemos uma lavada do Barcelona em cima do Santos. É fácil reconhecer que essa goleada é fruto de um processo bem trabalhado durante anos. Vou ressaltar apenas uma coisa, que vai ser importante para o restante do texto:  o Barcelona ganhou três títulos nacionais entre 1960 e 1985, apenas três.
       Existe uma palavra que define melhor esse sucesso catalão: Filosofia. A filosofia do Barcelona é uma filosofia que parece simples, mas envolve muita variáveis. É um ideal em que todos os jogadores se gostam e se respeitam, se cobram duramente, mas isso não afeta a moral dos atletas. É um profissionalismo elevado ao extremo.
       Para tudo isso acontecer, é preciso que todos os profissionais do clube sejam adeptos a essa filosofia. No Barcelona, isso acontece. Isso envolve, principalmente, os profissionais da base.
       Muitos jogadores do time titular do Barça são revelados na base do próprio clube. São jogadores que se comprometem em passar muito tempo da carreira dentro daquela instituição. E isso acontece, porque o trabalho da base é voltado para o objetivo do Barcelona, o objetivo de vencer. Dessa forma, os jogadores revelados por lá, talvez não sejam os melhores tecnicamente do mundo ( aqueles que, conseqüentemente, dariam mais lucro ao time ), mas são aqueles que se encaixam melhor à filosofia do clube. São craques dentro do elenco, formam o elenco vencedor.
       Esta parte, talvez seja a mais difícil de um profissional dentro do clube. O profissional do Barcelona precisa dizer ao jogador que ele não será o melhor do time, mas que ele será vencedor. Porque, no fundo, o futebol é um esporte coletivo, e os jogadores devem almejar a vitória antes dos objetivos pessoais. E é isso que falta ao futebol brasileiro, hoje.
       Faltam dirigentes que apresentem um plano de carreira para o jogador. Faltam jogadores que vejam com mais brilho nos olhos, a oportunidade de levantar uma taça da Libertadores, do que comprar um carro de luxo...
       O Barcelona passou um bom tempo sem ganhar títulos e lançou um projeto revolucionário, que não traria resultados imediatos. É um projeto que demora, mas que os resultados são duradouros, como observamos por aqui. Quando o time reserva do Barcelona entra em campo, mesmo cheio de garotos, o estilo de jogo se repete. É um estilo que os jogadores gostam de praticar. E os atletas jovens sabem que, ao aderirem à filosofia catalã, eles reduziram as chances de serem estrelas de um time. Mas eles sabem que serão vitoriosos. Vão vencer títulos. Pena que nem todos os jogadores pensam assim...
       O Barcelona conseguiu executar seu projeto e obteve um sucesso absurdo. É o time mais dominante do mundo. E será o mais dominante por algum tempo. É um exemplo a ser seguido.
       Alguns outros times tentam iniciar um plano parecido. Irei pegar o exemplo do Corinthians.
       O Corinthians foi rebaixado e atingiu a pior etapa de sua história. Precisava contornar a situação. Mas, mais importante, precisava fazer algo maior, que garantisse que aquilo não iria se repetir.
       O Timão entendeu que era necessário arrecadar capital. Vendeu jogadores, diminuiu orçamentos e apostou fortemente no marketing, com a presença de Ronaldo.
       Hoje, o Corinthians têm o quarto maior patrocínio do mundo.
       Com essa grana arrecadada, o Corinthians está construindo seu estádio e montou o CT mais moderno da América Latina. E, por mais que alguns duvidem, isso gera títulos, afinal, é apenas parte de um projeto de longo prazo.
       Um projeto de CT para a base já está sendo feito e, além disso, o Corinthians está tentando empregar uma filosofia vencedora. Contratou Narciso, treinador que revelou, entre outros, Neymar e Ganso ao futebol brasileiro.
       É o Corinthians arrecadando e investindo forte em áreas que prometem dar muitos bons resultados no futuro.
       Outro ponto que precisa mudar no futebol brasileiro é o planejamento. Hoje em dia, os clubes fazem planejamentos anuais, com apenas alguns projetos a longo prazo. Os planejamentos precisam ser mais extensos, mesmo que isso implique em derrotas durante o amadurecimento do projeto. Cabe às diretorias agüentarem a pressão e tentarem conscientizar seus torcedores que, no futuro, isso trará resultados. É o que Andrés Sanchez fez em 2011.
       Apenas para concluir, utilizarei um exemplo prático de como os clubes brasileiros fazem mal uso do dinheiro.
       O São Paulo fez, hoje, uma oferta absurda para contar com o apoiador Montillo. Cerca de 24 milhões de reais, mais alguns jogadores, entre eles, o atacante Henrique, melhor jogador do mundial Sub-20 realizado este ano. Estimando um valor de 15 milhões de reais por Henrique, que tem mercado na Europa, o tricolor está investindo cerca de 40 milhões em um jogador de 29 anos.
       O talento de Montillo é inquestionável. Se o Cruzeiro aceitar a oferta, pode ser que o argentino traga resultados imediatos, como o título da Copa do Brasil. Mas vale lembrar que, de repente, esses 40 milhões poderiam ser investidos na melhoria do bom CT são paulino. Com isso, o tricolor aumentaria sua vantagem em relação a clubes que possuem CTs desastrosos. Mas a diretoria preferiu ficar no conservador, sem pensar muito longe...
       Como eu disse no começo do texto, o Barcelona ficou cerca de 20 anos vencendo raros títulos. Mas hoje, possui um dos melhores times, uma das melhores estruturas, da história do futebol. Parabéns ao Barça por pensar grande, como todos clubes deveriam pensar.

domingo, 18 de dezembro de 2011

O indescrítivel Barcelona. Muito 'més que un club'

    Um show. Uma lição. Uma aula de como se jogar futebol. Um time. O time. O Barcelona não se explica, o Barcelona não se entende, o Barcelona apenas se aprecia. Porque ele é muito 'més que un club'.
    Fruto de um trabalho que dura décadas, esse time do Barça deu hoje só mais uma amostra do seu futebol vistoso, de seu estilo de jogo inconfudível, e, talvez, quem sabe, invencível. Contra o melhor time da América do Sul, o time catalão deu uma aula, e ensinou Neymar, cia. e o mundo todo a como se jogar futebol.
    "Um time de outro mundo". Sim. O Barcelona, sem contratações caríssimas, com um time feito quase inteiramente por jogadores da base, reinventou o futebol. Sem zagueiros grossos, que não sabem sair jogando, com laterais que sabem defender e até jogar de atacante, meias que podem ser chamados de maestros, professores e sem o famoso camisa nove grosso, sem categoria. E com Messi. O argentino, que mesmo jovem, já figura facilmente entre os melhores jogadores da História.
    No jogo de hoje, a posse de bola chegou a ser de 76% para o time espanhol. SETENTA E SEIS PORCENTO!!!!! Uma aula!
    Passe, passe, passe... Até que de repente aparece um Xavi, um Iniesta, um Fábregas, um Messi, e dá um toque genial, dribla o time todo. E Muricy foi só mais um técnico a tentar, e, pra variar, não conseguir achar uma fórmula para vencer esse jogo. Muricy, Mourinho, Ferguson... Quem irá parar o Barcelona?
    O Barça mostra hoje em dia o que uma filosofia, um projeto de longo prazo pode fazer. O Barcelona simplesmente reinventou o futebol, é um time fora de série. O que podemos fazer? Aplaudir esse time de pé. Aprender com ele. Gravar seus jogos para mostrarmos aos nossos filhos, netos.
    Hoje, não só o Santos, como o mundo todo aprendeu uma lição que extrapola as quatro linhas. Aprendeu o que um projeto a longo prazo pode significar. Uma aula de futebol. Uma aula de direção.
    Parabéns Barcelona, por reinventar o futebol.


    Como me disse meu avô, santista "Grava esse jogo. E fique vendo, revendo. Porque esse é o melhor time que você vai ver jogar na sua vida. É uma aula."

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MUNDIAL DE CLUBES - O CONFRONTO DO SÉCULO


    A final do Mundial de clubes de 2011 foi definida nesta última quinta-feira(15/12); será entre Santos FC e FC Barcelona no próximo domingo dia 18, em Yokohama ( estádio no qual o Brasil conquistou a Copa de 2002).
    O Barcelona vem com vantagem para o confronto por diversos motivos: é atualmente a melhor equipe do mundo, tem o melhor jogador do mundo (Messi), na semana anterior ganhou de seu maior rival, o Real Madrid, por 3x1, após levar um gol aos 20 segundos. Tem forte poder ofensivo com Xavi, Iniesta, Fábregas, Messi e Pedro, podendo acabar com uma partida em poucos minutos. O Barça, se classificou para a final ao vencer o Al Sadd, do Catar por 4x0, com gols de: Adriano(2x), Maxwell e Keita. É certo que o time Catariano foi quase inexistente em campo, a posse de bola chegou a ficar 72% com o Barcelona e o goleiro Saqr , até mesmo, "ajudou" em alguns gols.
     Já o Santos conquistou a vaga para a final após bater o Kashiwa Reysol por 3x1, com gols de Neymar, Borges e Danilo e Sakai para a nipônica. Mesmo não jogando bem, o Santos apresentou um belo futebol, com golaços de Neymar e Borges e uma muito bem cobrada falta de Danilo. A equipe deve melhorar a sua zaga pois, se levou um gol do Kashiwa, quantos poderá levar do Barcelona ? Porém, o Santos conta com o talento e ousadia de Neymar e Ganso, dois jogadores extraordinários, que podem decidir o jogo a seu favor.
     É esperado um belo jogo no domingo, em especial nos duelos: Neymar vs. Messi, Ganso vs. Xavi. Existem algumas incertezas sobre as escalações, pois Villa faturou a tíbia e seu sucessor natural, Alexis Sánchez, se lesionou no decorrer da partida. No lado do Santos não há nenhum lesionado, o problema está mesmo na lateral esquerda: Léo, o titular, se machucou pouco antes do Mundial e Durval foi deslocado para tal posição, tornando assim Bruno Rodrigo titular. Tal mudança não foi benéfica e o Santos pecou naquele lado, tanto na defesa, quanto nas subidas ao ataque.

Prováveis escalações:

  • Santos 4-4-2: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval. Arouca, Henrique, Elano e PH Ganso. Neymar e Borges

  • Barcelona 4-4-2: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal. Busquets, Xavi, Iniesta Fábregas. Messi e Pedro
Nathan Lederman, torcedor santista confiante no tri mundial





quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Cada Dia Melhor...

    É, a diretoria do Palmeiras consegue se superar. Sempre que você acha que eles já chegaram ao fundo do poço eles dão um jeitinho de te provar que ainda não estão nem perto disso. E nessa semana, a palhaçada foi gigantesca.
    Na área das contratações as coisas andam feias... O Verdão, até agora, só fechou com UM reforço (Juninho, lateral esquerdo, ex-Figueirense). Já conseguiu perder inúmeros reforços para outros times, e na maioria deles, quem negociava há mais tempo era o Verdão. São os casos do lateral direito Jonas, ex-Coritiba que fechou com o Santos, Kléber, lateral esquerdo que deve deixar o Inter rumo ao Vasco, Marcelo Moreno que deve ser anunciado nas próximas horas como reforço do Grêmio, entre outros. É, a coisa tá feia.
    Porém, as maiores palhaçadas ainda estão por vir.
    A primeira se refere a um velho conhecido da torcida: Ewerthon. Sem jogar absolutamente nada pelo Alviverde, o atacante deixou o clube no meio do ano passado. Por rescindir o contrato, o Verdão teria que pagar certa quantia (e que quantia!!!!) ao jogador: parcelas de 100 e 200 mil reais. O demitido, ex-gerente administrativo, Sérgio do Prado era quem cuidava de tal pagamento. Logo após a demissão, deixou tudo nas mãos dos novos contratados. E não é que os ÓTIMOS substitutos esqueceram de pagar as contas? Pois é... Agora o Palmeiras terá de pagar APENAS 600 mil reais, graças a essa nova diretoria. É uma beleza, ou não é?
    Mas o pior vem agora. Ontem a diretoria publicou uma nota no mínimo vergonhosa sobre os protestos por Diretas Já no Palmeiras. A diretoria alviverde, principalmente na figura de nosso presidente Arnaldo Tirone, prova sua incompetência mais uma vez. Uma nota deprimente como essa, só consegue nos unir mais por Diretas Já. Precisamos voltar aos nossos tempos de glória! E precisamos disso JÁ! Eu tenho vergonha da diretoria do Palmeiras.
    Isso sem falar no impasse sobre uma possível renovação com São Marcos, que é só um dos maiores jogadores da nossa História.

    Parabéns diretoria, realmente, a cada dia melhor...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como (já) anda 2012

     O ano ainda nem começou. Mas o Verdão já se mexe nos bastidores para não passar outros vexames na próxima temporada. Para isso, algumas dispensas e muitas contratações devem ser feitas. Os jogadores que devem deixar o Palmeiras (ou pelo menos que a torcida espera que deixe) são: Gabriel Silva (já negociado com a Udinese da Itália); Rivaldo; Paulo Henrique; Maurício Ramos; João Vítor; Tinga; Carmona; Dinei e Ricardo Bueno. Assim, ficaríamos com 3 goleiros, apenas um lateral, 3 zagueiros, 3 volantes, 2 meias, 4 atacantes. Haja contratação!
    Muitos nomes já surgem nos bastidores e aqui vão alguns deles:

Juninho (Figueirense)- o lateral esquerdo tem boa parte do seus direitos ligadas a empresários. Está muito perto, e até o fim da semana pode fechar com o Verdão. É uma boa contratação, uma vez que foi um dos melhores laterais do Brasileirão, mas não deixa de ser uma aposta.

Jonas (Coritiba)- o lateral direito também está próximo. César Sampaio já viajou ao Paraná para tentar a negociar com os o Coritiba. A não classificação do Coxa para Libertadores deve facilitar o negócio.

Kléber (Internacional)- o experiente lateral é o sonho do Verdão para vestir nossa camisa 6 no ano que vem. Como o jogador tem seus direitos federativos ligados à DIS (parceira do Palmeiras) a negociação poderia ser facilitada. Porém, é uma contratação bem mais difícil.

Willian (Avaí)- o atacante que marcou 14 gols no Brasileirão é muito experiente, uma característica pedida por Felipão. Apesar de ser meio grosso, o jogador seria uma boa contratação, pois sabe fazer gols.

Jorge Wagner (Kashiwa Reysol)- o meio campo, ex-São Paulo e Inter, pode pintar no Palmeiras ano que vem. Certas pessoas chegam até a afirmar que ele já teria fechado. Porém, por seu time ser o atual campeão japonês, o meia não tem muita vontade de voltar.

Taison (Metalist)- o atacante ex-Colorado é uma contratação difícil. O time ucraniano pede 35 milhões de reais pelo jogador e não aceita emprestá-lo. Porém, esse valor poderia baixar se o Verdão involvesse Cicinho na negociação.

Cleiton Xavier (Metalist)- mesma situação de Taison, porém o ex-palmeirense tem um preço menor e tem enorme vontade de voltar.

Obina (Shandong Ludeng)- o atacante quer voltar ao Brasil e dá preferência ao Verdão. Conversas já foram iniciadas e Obina pode pintar novamente no Palmeiras.

    Por enquanto é isso aí. Novas notícias devem surgir nos próximos dias. E que venha um 2012 BEM melhor que 2011!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

2012 já começou para nós!


Aqui está uma prévia de como serão as transferências tricolores para 2012, um ano em que muita coisa precisa ser mudada, particularmente no elenco, o qual precisa de jogadores com garra como os de 2005, quando fomos tri-mundiais, com Amoroso, Mineiro, Lugano e Cia. O perfil, como disse Juvenal, é de jogadores guerreiros: “Queremos atletas com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Algo que faltou durante esta temporada”. Então, estes são os jogadores comentados no momento:
               
Nilmar – Sonho antigo do São Paulo atua no Villareal da Espanha. Seria uma grande contratação para substituir Dagol. A Roma, da Itália está na briga e já ofereceu € 20 milhões (R$ 55 milhões) mas a quantia foi recusada pelo Villareal na janela de Julho. Outro porém é que o jogador deu uma declaração dizendo que gostaria de ficar lá para cumprir seu contrato (até o fim de 2013) e mostrar que o investimento do time espanhol valeu a pena. Lembrando, é um sonho, mas como Nilmar é tricolor e ele não vem demostrando um bom futebol existe a possibilidade. O SP pretende oferecer R$ 14 milhões + Henrique, já que o atacante são paulino é muito comentado na Espanha. Se a oferta não agradar; o SP até cogita colocar Casemiro ou Wellington na transferência.


               
Paulo Miranda – O zagueiro de 23 anos do Bahia deve ser o primeiro reforço do São Paulo para 2012, segundo o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes, o zagueiro já assinou um pré-contrato. Com a possibilidade de Rhodolfo e Xandão irem embora, a contratação dele seria uma boa aposta, apesar de ter tido uma passagem discreta no Palmeiras.
               
Fabrício – Mesmo com a possível saída de Carlinhos Paraíba, o SP vai continuar com volantes de sobra, porém Fabrício se encaixa no perfil procurado, uma vez que se trata de um jogador com raça e determinação. Como o contrato do jogador deve acabar neste ano, o Cruzeiro não deve conseguir renovar, então conseguiríamos contratá-lo a custo zero. Nossa diretoria também já disse estar apalavrada com o jogador.



Caso Dagoberto - é um de nossos principais jogadores nos últimos anos, é ele quem define e que vem buscar o jogo. O caso é um tanto complicado e nós estamos sendo prejudicados por um deslize de nosso presidente. O que acontece: contrato de Dagol vai até abril do ano que vem, e o Inter e o empresário do jogador já confirmaram a transferência; agora vem a questão, o Internacional quer o jogador em janeiro, para que ele possa disputar a Libertadores. Mas, para que isso aconteça (chegada em janeiro) o Inter precisaria puxar dinheiro ou fazer uma troca de jogadores com o SP; Ai vem a outra questão: Leão quer jogador e a diretoria quer dinheiro, o jogador em evidência seria Andrezinho.
Então, explicando o deslize de nosso presidente: Ele só quis tratar de contrato tardiamente, mas quando Dagoberto queria renovar a diretoria postergava, e assim uma desconfiança se criou e o jogador não aceitou continuar no Morumbi.

Breno – Ótimo zagueiro, que é um grande sonho nosso de retorno (assim como o Lugano), já que atua no Bayern de Munique e os alemães não são muito amigáveis para transferências. No começo do ano, foram oferecidos 2 milhões de euros, oferta que foi recusada. Mas, como houve o incidente em sua casa e ele teve problemas judiciais, o acordo pode ser facilitado apesar de seu contrato acabar apenas em julho.

Rhodolfo e Xandão – Os dois jovens zagueiros podem sair do Morumbi diretamente para a Itália, onde iriam respectivamente para Juventus e Roma. A Juve ofereceu uma quantia de R$ 19 milhões em agosto, e o zagueiro ficou “balanceado” porém a diretoria conseguiu segura-lo até o fim do ano, quando uma nova proposta deve ser feita. Por mais incrível que pareça, o desajeitado Xandão pode ir parar na grande equipe da Roma, por enquanto são apenas rumores.

Manoel e Emerson – Os dois atuam no estado do Paraná e possuem o interesse do SP caso Rhodolfo e/ou Xandão sejam vendidos. Manoel já foi sondado e atualmente está na segunda divisão então não seria uma contratação complicada, e sim disputada. Já Emerson é mais complicado já que o Coxa está numa boa situação e ele também é um jogador disputado.

Marlos – É um dos jogadores que tem menos afinidade com a torcida, apesar de ser um dos melhores dribladores, ele não é nada objetivo. Porém, é muito observado por outros times. O SP pretende usá-lo como moeda de troca com estes times. O Metalist da Ucrânia tem muito interesse nele, e no time estão Taison (ex-Inter) e o ídolo palmeirense Cleiton Xavier, portanto a troca teria lógica e seria perfeita para o SP se um destes fosse trocado por Marlos.

Ademilson e Rafinha – são dois jogadores da base do S; o primeiro é a grande promessa atual do CT de Cotia; atacante e tem 17 anos. Grande destaque no paulista sub-17, já que foi artilheiro com 23 gols em 14 jogos, além disso, participou do título sub-20 quando fez gol na final contra o Mogi Mirim. Rafinha tem 21 e é meia-atacante.

Empréstimos – Wagner Diniz, Cleber Santana (ambos no Paranaense), Thiago Carleto (América-MG) e Juninho (LA Galaxy) voltam; mas ainda não possuem o futuro concreto.
Rumores, ou seja, podem acontecer, mas com pouca possibilidade:
Bruno Vieira – Figueirense, grande temporada na lateral direita e o contrato acaba este ano.
Oswaldo – Ceará, vários times devem tentar tirar ele do time, e o SP deve investir se não trouxer Nilmar, Taison ou Cleiton Xavier.
Amauri – Juventus, jogador de 31 anos e tem o estilo do LF9, porém é são paulino e disse que não irá se aposentar enquanto não vestir a camisa tricolor. É um tanto complicado já que o atacante joga na Europa.
Willians – está em baixa com Luxemburgo, e o Flamengo nos deve R$ 1,5 milhões da troca do Junior César com o Juan.
Casemiro – Volante pode ser negociado nas transferências ou pode ser vendido ao Milan.
Bruno Uvini – Genoa tem interesse e deve oferecer R$ 7 milhões.
Juan – pode ser vendido ou negociado.
Jean – Cruzeiro e Grêmio tem interesse.
Lucas – sim, a nossa promessa tem chances de sair, mas são poucas. O Liverpool e o Manchester United são os mais cogitados no momento, são os que já demonstraram um grande interesse. Mas, além deles, Milan, Real Madrid, Inter de Milão e PSG também possuem interesse. As propostas devem girar em torno de R$ 56 milhões e vão aparecer em julho, quando a nova temporada começa na Europa.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Penta. Mas antes disso, Corintiano!


       
       Uma torcida. A torcida. O Corinthians. O que é Corinthians? É um time? Uma torcida? Um órgão de crença? É o Corinthians!
       É impossível explicar o Corinthians, o Timão... Meu, para que ser corintiano? Futebol é entretenimento, certo? Pra que sofrer como um louco? Ninguém sabe. E é por isso, sim, por essa questão, que somos Corinthians.
http://www.cidadebiz.com.br/foto/livro-corinthians-capa.jpg       É uma simples pergunta. Uma pergunta que não tem resposta, mas que habita o subconsciente do corintiano. Porque um corintiano não é feito de responder perguntas que os rivais fazem. É feito de si mesmo, da satisfação após a vitória e a tristeza após uma derrota. A cada resultado, o denominador comum fica, o denominador tem nome: Sport Club Corinthians Paulista.
       Cada vez que um torcedor olha para o escudo alvinegro, mil lembranças vem à cabeça. Mas cada momento feliz vale muito. Muito mais do que qualquer um pode imaginar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihLgsqNy4IXJ2n7PVTsRF3Cpl2MLJ_anxpp7vUyGfTkGerjnZYAY5iR4Ns5bduOVe2s2Gp7iYm9tNSiAYL_jvb1MNYmWu8xqhen2j9yUGoTD76q-51j0snofXxZvNxoXUG7hcSHxJoKtU/s400/Sem+t%C3%ADtulo2.jpg       Porque a massa alvinegra não é feita de cidadãos com sucesso financeiro, nem social. É uma religião composta por todos. Desde o mais simples operário que levanta, todo dia de madrugada, e não reclama do que o destino lhe reservou. Trabalha, se esforça e vê, no Corinthians, seu objeto de orgulho. É uma entidade em que as diferenças desaparecem e que qualquer pessoa, por mais simples que seja, terá uma pessoa com os mesmos sentimentos ao lado dela, para dar a mão e gritar com orgulho, estufando o peito: Eu sou Corinthians, porra!
       Em algum canto desses milhões surgiu um tal de Sócrates. Que ao longo da vida, através de muito esforço, virou Doutor. Título de muita honra, caro Sócrates.
       Mas ele fez mais. Sócrates, conseguiu, através das suas lindas vivências durante sua vida, descrever uma parte do que é ser corintiano. Ele é o único a conseguir isso. O pioneiro, o mestre:
       “Ter tido a oportunidade de viver boa parte, e a mais importante parte, de minha vida, dentro do Corinthians é algo extraordinário! Estive no Corinthians de 1979 a 1984.
http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/files/2011/12/socrates.jpg       O Corinthians é muito mais do que um clube de futebol, o Corinthians é uma religião, é uma grande nação. Mas, muito mais do que isso, o Corinthians é uma voz! O Corinthians é uma força, é uma forma de expressão que a sua população tem. Em um país em que os mais fracos politicamente, socialmente e economicamente não tem voz, nunca, no Corinthians têm. Através do Corinthians, eles conseguem se manifestar. A torcida utiliza o seu clube, a sua expressão física, como forma de contestação de tudo aquilo que não lhes dão de direito.”
       A história está bonita demais. É uma pena que Sócrates não pôde estar aqui para visualizar seu povo comemorando. Mas, como digo, se os mestres não são imortais, seus legados são intocáveis.
       Com “apenas isso” de inspiração, 11 jogadores entravam em campo, hoje, no Pacaembu, para dar um bonito último capítulo à essa maravilhosa história.
http://pimbanagorduxinha.files.wordpress.com/2010/07/estadio-timao.jpg       Como algo tão grande poderia ter seu final decidido em um simples jogo de futebol? Mas isso era o que o destino reservava à torcida corintiana.
       Não sei nem por onde começar, falando do jogo. Temos um juiz fraco que apita o início da partida. Ele não merece tal reconhecimento. Já sei, vamos começar por Liédson.
       Não, o Liédson não fez gol hoje, nem jogou bem. Mas ele é um guerreiro, um corintiano, esforçado e dedicado, que se doa para essa nação que lhe aplaude mediante qualquer situação.
http://globoesporte.globo.com/platb/files/947/2011/03/liedson-corinthians-4-ituano-0-20110209-size-5982.jpg       Sim, Liédson foi o cara do título. Liédson é capaz de reconhecer todo o contexto que o Corinthians representa e sabe honrá-lo com dignidade.
       Acabei até fugindo do jogo, mas a menção é mais do que merecida.
       A partida começou quente, com o Palmeiras distribuindo pontapés e soladas.
       Uma figura minúscula, que os torcedores de seu time o chamam de ídolo, foi expulsa após apelar para a violência ( aliás, como chamar de ídolo um cara que, por indisciplina, ficou de fora do maior jogo do ano... ).
       Depois o Flamengo fez um gol, de empate, no jogo do Rio.
       Ah, deu briga no jogo, também. Jorge Henrique fez a mesma graçinha que os palmeirenses fazem todo jogo. A diferença está no espírito esportivo. Os verdes bateram.
       Realmente, o jogo foi pouco para o que esse título representa.
       O livro de uma etapa histórica do Corinthians está sendo fechado. Mas existe uma certeza em todos os corintianos. Essa não é a primeira e, muito menos, a última edição. Porque o corintiano tem pensamento positivo, tem garra, amor.




       Parabéns Corinthians. Parabéns Sócrates, por sua vida tão especial.

Um abraço de Lucas Herzog, 1 em 30 milhões.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Merry Christmas!


            Contra tudo e contra todos. A NBA voltou!
      
O improvável aconteceu. As mínimas esperanças foram atingidas.
      
Depois de 149 dias de lockout, os donos resolveram ceder em alguns pontos e garantir uma temporada da NBA começando no dia 25/12.
      
A rodada do Natal sempre foi especial, na NBA. São marcados, nessa data, os melhores jogos do ano, os mais equilibrados.
      
Knicks x Celtics, Heat x Mavs, Lakers x Bulls, Thunder x Magic e Clippers x Warriors serão as partidas que o Papai Noel dará de presente aos amantes do melhor basquete do mundo.
      
Não bastasse o anúncio de que haverá temporada, os infinitos rumores já voltam com toda força no mundo da bola laranja.
      
Muitos times precisam suprir algumas áreas de seu elenco, mas encontram dificuldades de salário para efetuar as contratações. Outros, buscam uma reformulação completa e já procuram efetuar trocas por jogadores de altíssimos níveis.
      
O Lakers, por exemplo, não tem espaço salarial para fazer loucuras no “free agency”. Deve, no entanto, buscar, através de trocas, um bom armador ( Derek Fisher, atual titular, já tem seus 37 anos... ) e alguns jogadores para o banco de reservas.
      
O Mavericks, por sua vez, busca reassinar com todos jogadores de seu elenco campeão que estão com os contratos expirando.


      


      
Para acompanhar de perto os rumores da NBA, clique em “NBA – Rumores” na aba lateral do blog.